29 de mar. de 2009

Hora do Planeta

Daí que ontem aconteceu a Hora do Planeta, um ato simbólico organizado pela WWF em todo o mundo, no qual governos, empresas e população são convidados a apagar as luzes por uma hora para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.Segundo o WWF (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza) mais de 3000 cidades de 80 países aderiram à manifestação, que começou na Ilha de Chatam, no Oceano pacífico, às 20:30h, horário local. Seguindo a Rotação da Terra, outras cidades pelo mundo, como Paris e Pequim, foram "se apagando".
Foi a primeira vez que o Brasil participou do evento, apagando monumentos como o Cristo Rendentor no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada em São Paulo e a Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Pelo Twitter eu pude ver que muita gente aderiu ao movimento e achei engraçado como muita gente também achou besteira. Se pensarmos individualmente podemos achar que nada muda, mas faz uma diferença enorme quando o pensamento é coletivo.
Imagina o quanto foi diminuída a emissão de CO2 pelo consumo de energia elétrica nessa hora.
O que não adianta depois é a galera acender todas as lâmpadas da casa, ligar o secador, a chapinha e tomar um banho de uma hora.
Eu acho que o ato tem como objetivo mostrar às pessoas que não é necessário aquela luz acesa num lugar onde você não está ou que não vai te fazer falta e que você pode, sim, fazer isso no seu dia-a-dia.

Eu aderi ao movimento. E você?

P.s.: eu tentei colocar os vídeos aqui, mas eles quebraram todo meu layout. Então cliquem nos nomes da cidade caso queiram ver.

7 comentários:

Robb' disse...

Minha vizinha da frente aderiu. Confesso, envergonhadamente, que não fiz o mesmo...
Mas meu banho é rapidinho, eu juro!
hahahahaha
;)

Silvio disse...

Faço a hora do planeta todo dia, várias vezes... Quando apagou o Cristo e a ponte de São Paulo eu estava na parte de cima da casa sem uma luz acesa, como sempre. Se a parte debaixo estava TODA acesa mande a WWF culpar meus pais, aqueles gastadores!

Luiz Eduardo disse...

Ah, não aderi a hora não. Acho que ninguém aqui o fez...
Mas economizo energia sempre que possível.

Isadoora' disse...

Eu aderi! Ultimamente tenho feito muito sacrifício pra manter o menor número de luzes e aparelhos ligados. Acho que isso é uma espécie de responsabilidade social, porque fazendo isso eu não deixo de contribuir com o futuro dos meus filhos, netos, e filhos e netos de outrem. Tenho me sensibilizado mais ultimamente com qualquer apelo para a 'salvação' do planeta, embora eu não participe :/ - AHHHHH! Mudando de assunto, eu adorei teu blog, aqui tá muito bem cuidado e confabulado! Abraço Rôdy, até amanhã na prova da Irene e do Roberto ;x

Robb' disse...

Não tem cinema na sua cidade, Rôdy?
Jura?

Sempre achei que Barretos fosse maior... hehehe

Tenta baixar o filme na net... Ou estão corre pra locadora qdo sair!
Nem deve demorar muito...
:)

Unknown disse...

Eu nao aderi, nessa hora eu tava fazendo farra com meus amigos e nem lembrei ;x. Mas se eu tivesse em casa eu ia fazer todo mundo apagar tudo! Juro.

Unknown disse...

Concordo c a sua preferencia pela Pricila, a qual apesar de sua aparencia de "mulher objeto" acabou mostrando um lado coerente,alem de agradar aos olhos, almenos no pouco q pude ver do programa; Qto ao Max...cada Brasil tem o big Brother q merece, afinal de contas a Globo não é lider por acaso, com certeza eles possuem um grupo de marqueteiros capazes de manipular a opinião da grande massa Global .